quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aparelho ortodôntico: dicas e dúvidas frequentes


Todo mundo conhece o famoso sorriso metálico. Há até quem tenha sorriso perfeito e o sonho de colocar o aparelho ortodôntico. Mas por que algumas pessoas tem que usá-lo? Como funciona o tratamento? Esclareça todas as suas dúvidas agora mesmo!

Quando falamos de aparelho ortodôntico, na cabeça de alguns vem:
A troca de “ liguinhas” coloridas (o elástico ortodôntico de várias cores, trocado todo mês nas manutenções).
Aparelhos estéticos: Transparentes, arcos “coloridinhos”.
Cortes de lábio, sensação de que a boca está cheia, dificuldade para fazer a limpeza dos dentes.
Demora para tirar o aparelho?
É muito caro para colocar o aparelho e coloca com quanto tempo?


Existem vários textos e sites que tentam esclarecer dúvidas em relação ao aparelho ortodôntico e muitos deles são realmente úteis mas aqui, buscamos fazer o leitor(paciente) aprender um pouco mais sobre o aparelho ortodôntico e com isso, criar seus próprios critérios com relação à um bom convívio entre o paciente, seu aparelho e o ortodontista.

Para que serve o aparelho ortodôntico? O que ele trata?

Desde os dentes tortos e esteticamente desfavoráveis
Passando por alterações de mordida ou de relação entre a maxila e a mandíbula
Indo até no auxílio de problemas sérios e trabalhando junto com cirurgiões em casos mais graves
Inclusive em casos de ronco provocado por problemas que podem ser facilmente curados com utilização de aparatologia ortodôntica específica para cada caso.
Há também, uma grande variação de tipos e cores de aparelhos:
Aparelhos ortodônticos com braquetes estéticos em materiais como a porcelana que é praticamente incolor, dando uma característica estética importante para o tratamento
Aparelhos fixos(colados no dente) com peças em metal
Aparelhos removíveis(o paciente pode colocar e tirar de acordo com as recomendações do dentista)
Aparelhos ortodônticos com braquetes estéticos linguais que por ficarem na parte dos dentes que fica para dentro da boca, são completamente estéticos, mesmo abrindo mão de um pouco de incomodo na língua do paciente
Aparelhos auto-ligados que proporcionam uma velocidade maior para o tratamento, diminuem a quantidade e possibilidade de acúmulo de restos alimentares devido a ausência de ligas de borracha que nesse caso, não mais são necessárias
Dentre outros variados tipos de aparelhos ortodônticos menos utilizados, mas de importância significativa para o tratamento como os aparelhos ortopédicos que falaremos ainda esse mês que servem para correções de bases ósseas como em casos de pacientes muito “queixudos” ou muito “dentuços”.


Colocar aparelho ortodôntico dói?
Na prática, não dói nada colocar o aparelho ortodôntico, o que pode doer é na hora da manutenção do aparelho dentário ou algumas horas após a colocação do aparelho dentário. Após a colocação do aparelho pode se sentir algum incômodo, pois ele arranha um pouco no início, podendo incomodar na região dos lábios ou bochechas mas com pouco tempo, é fácil de se acostumar.

Quanto tempo demora para colocá-lo?
A colocação do aparelho ortodôntico é feita por partes, podendo levar em torno de uma hora a colocação de cada parte do aparelho e se dividir em algumas sessões dependendo da técnica e do tipo de trabalho do Ortodontista.

A saúde bucal e o bom posicionamentos de seus dentes é muito importante para a saúde geral do paciente. Então, procure o ortodontista (dentista especialista em colocar o aparelho ortodôntico), faça os exames necessários e siga corretamente as regras dadas por seu dentista.

A maior parte dos tratamentos ortodônticos que não são bem sucedidos, acontecem devido irresponsabilidade ou descuido do paciente que não segue as recomendações do seu dentista ou que possui hábitos muito prejudiciais para as estruturas que constituem o aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário